CakePHP 1.2 – Named params

Olá pessoal,

um recurso bem interessante do CakePHP 1.2 é o chamado named params, ou parâmetros nomeados, que consiste em enviar informações pela URL mas sem precisar ter uma “ordem” para isso.

Por exemplo:
www.dominio.net/controller/método/nome:Tulio/cidade:Pouso Alegre/

Assim podemos recuperar estes valores dentro do controller usando o seu nome e não mais dependendo da posição que ela está na URL.

Todos os parâmetros nomeados chegam ao controller dentro de $this->params[“named”], neste exemplo acima, teriamos $this->params[“named”][“nome”] e $this->params[“named”][“cidade”].

Vale lembrar que como o parâmetro nomeado pode ou não vir na URL, devemos verificar sua existência com isset antes de usá-lo.

Até a próxima pessoal, qualquer dúvida, comentem!

5 Comment

  1. Muito bom Túlio,
    Eu estou lendo o manual do cakephp 1.2 em http://tempdocs.cakephp.org
    Ta muito bom o CakePHP 1.2, cheio de novidades. acho que com 600k a mais de implementações.

    Valeu!
    Abraços.

  2. Túlio,

    o que eu achei interessante também na versão 1.2 foi a possibilidade de criar plugins ( http://tempdocs.cakephp.org/#TOC113111 ).

    Isso foi muito bom, agora só falta criar um repositório de plugins. Para uns ajudar aos outros nos seus projetos.

    Assim a comunidade do CakePHP vai ficando mais forte.

    Valeus!
    Abraços.!

  3. […] PHP normalmente faz e acabei criando algo assim para utilizar. E quando li o artigo do Tulio Faria falando sobre named params, mas no CakePHP, a primeira coisa que pensei é que deveria disponibilizar minha […]

  4. A questão é, ja está confiável o cakephp 1.2?
    Estou iniciando um projeto grande e fiquei com essa dúvida, será que vale a pena converter agora ou encarar uma versão “não estável”, como stable está o 1.1 ainda no site pelo menos..
    Abs

  5. Deixo aqui uma sugestão para o Tulio, eu quero aprender mais sobre como criar e utilizar plugins no cake, e não entendo muito de inglês… somente o técnico, se for possivel dar uma ajuda nesse sentido eu agradeço muito!

    Abraçosssss

Deixe uma resposta